Peritonite Infecciosa Felina (PIF)
É uma doença contagiosa e comum que afeta os gatinhos, entretanto nem todos os gatos portadores do vírus irão desenvolver a doença. Gatos de todas as idades podem se infectar pelo vírus da PIF, mas a maior incidência ocorre nos animais com menos de dois anos.
TRANSMISSÃO:
A transmissão da PIF ocorre através da ingestão do coronavírus presente nas fezes de gatos contaminados. Pode ocorrer transmissão da mãe para os filhotes durante a gestação ou amamentação. Locais com grande concentração de gatos, como gatis ou abrigos, são propícios para a transmissão do vírus, que, apesar de serem sensíveis a desinfetantes comuns, podem permanecer intactos por semanas no ambiente úmido.
SINTOMAS
Existem duas formas de PIF, a forma efusiva e a não efusiva, e são determinadas pelo tipo de resposta imunológica que cada gato irá desenvolver. Alguns gatos podem desenvolver as duas formas.
Os sinais clínicos de ambas as formas podem levar de dias a semanas para aparecer e são considerados não específicos, sendo eles: febre, anorexia, perda de peso, diarreia e desidratação.
TRATAMENTO:
Infelizmente, essa doença não tem cura e nem tratamento, ao tempo o gatinho vai se atrofiando, ficando muito magro...
UMA HISTÓRIA:
Tive uma gatinha chamada Mia, ela tinha essa doença PIF, com apenas 4 meses, era ainda muito pequena para essa idade. Adotamos ela numa casa de ração, onde havia dentro de uma gaiola, vários outros gatinhos. Aos poucos, começou a aparecem os sintomas da doença, a veterinária dava injeções diariamente, porém em vez de melhorar, ela piorava, não conseguia ficar em pé, estava rastejando, não comia mais a ração, pois não tinha mais forças para mastigar. Infelizmente, não podíamos fazer mais nada, e então tivemos que sacrifica-la, foi um grande momento de tristeza... :(
DICA- Antes de adotar, pense bem, veja como é o lugar que o gatinho estará, pois seu novo amigo pode estar com essa doença...
Até a próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário